• JORNADAS DO MINEIRO ENCERRAM COM "BALANÇO POSITIVO"


    O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realizou, a 27, em Luanda, o encerramento das Jornadas do Trabalhador Mineiro que decorreram desde 15 deste mês, com diversas actividades que exaltaram o papel crucial dos mineiros no desenvolvimento económico e social de Angola.

    Durante a cerimónia de encerramento, o Ministro Diamantino Azevedo destacou que, ao longo das jornadas, foi possível reforçar a importância do trabalhador mineiro para o país através de iniciativas como o Fórum de Promoção de Investimentos Mineiro no Huambo, a Feira Educativa, além de actividades culturais e desportivas.

    "Mais uma vez conseguimos trazer para a sociedade a importância que a mineração e os trabalhadores do sector têm para a economia nacional e para a melhoria da qualidade de vida dos angolanos", disse o governante.

    Diamantino Azevedo referiu ainda que a diversificação da produção mineral representa um dos grandes desafios para o sector. “O nosso objectivo é produzir mais, explorar mais recursos minerais com maior respeito ao meio ambiente e às comunidades locais, e transformar os minerais no próprio país”, sublinhou, acrescentando que o sucesso destas metas depende do envolvimento e da vontade de todos os agentes do sector.

    O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, fez uma retrospectiva das actividades desenvolvidas, que incluíram o tradicional torneio de xadrez, jogos de futebol de salão, corrida de ciclismo e o jogo da barra de lenço, entre outras. O responsável reforçou o empenho do Ministério em diversificar a produção mineira, salientando que, além dos diamantes, o país aposta no desenvolvimento de projectos de ferro, cobre e outros minerais, com vista a atrair mais investimentos, tanto nacionais como estrangeiros.

    A jornada também contou com a participação da Federação Angolana de Ciclismo, cuja presidente celebrou a parceria com o MIREMPET, reconhecendo a importância dos trabalhadores mineiros. “Já somos uma família”, declarou, demonstrando a sua admiração pela coragem e dedicação dos profissionais do sector.

    Cremilde Rangel destacou o clima de festa e união que marcou as actividades desportivas e culturais. "Um bom angolano é também um desportista. Está de parabéns todo o pessoal do MIREMPET e os mineiros de Angola", enfatizou.

    Por sua vez, Figueira Caputo, funcionário do Ministério e participante activo nas jornadas, avaliou "positivamente" o conjunto de actividades, realçando que estas celebrações não poderiam passar despercebidas. “Aproveito para desejar festas felizes a todos os colegas e incentivar a prática desportiva, pois o desporto faz bem e exercita a mente. O encerramento das jornadas reafirma o compromisso do Ministério em valorizar os trabalhadores do sector mineiro e impulsionar o seu contributo para o crescimento sustentável de Angola" referiu.

    Este ano, as actividades decorreram sob o Lema "Mineração Transparente, Futuro Brilhante". No final das actividades os funcionários cortaram o bolo e foram brindados com um concerto de Jazz promovido pela cantora Afrikanita.